domingo, 12 de julho de 2009

ENCONTRARTE PROMOVE-SE NA GALIZA




Semanas decisivas para o Encontrarte

É já nos próximos 23, 24, 25 e 26 de Julho, que se realiza em Amares o EncontrarteEncontro de Artes Plásticas e Cinema de Animação.

No Sábado, dia 11 de Julho, uma representação do Encontrarte – Encontro de Artes Plásticas e Cinema de Animação, deslocou-se à Galiza, com o objectivo de dar a conhecer aos públicos o evento que se realizará de 23 a 26 de Julho, em Amares.
O Encontrarte surgiu da vontade de um grupo de pessoas voluntariosas em mostrar vários géneros de expressão artística fora dos centros habituais de mostras de arte em Portugal.

O evento tem dois grandes objectivos definidos, o concurso e a mostra de convidados nas duas áreas: artes plásticas e cinema de animação. Mas não ficará por aqui, pois apresentará actividades complementares que são transversais às actividades principais, que vão desde os diversos workshops às conversas, passando pelas artes cénicas, música e poesia. Esta acção de promoção junto dos públicos da Galiza pretende dar a conhecer os pormenores deste evento invulgar, atraindo-os para momentos de pura fruição artística.

Esta comitiva portuguesa, onde também se integram a porta-voz Cândida Ramoa mais Lázaro Silva, Francisco Santos e Carla Pinto (programadores) chegou a Vigo às 17h00 espanholas, mais tarde a Santiago de Compostela, por volta das 19h30, com regresso marcado para as 22h00. Nesta visita, o grupo aproximou-se dos públicos locais, aproveitando ainda o momento para um contacto com os órgãos de comunicação social da Galiza.

Este evento surgiu da vontade de um pequeno grupo de pessoas, que se propõe mostrar durante quatro dias, de uma forma menos convencional e fora dos habituais centros de mostras de arte em Portugal, vários géneros de expressão artística.
Tendo dois grandes objectivos definidos, o concurso e a mostra de convidados nas duas áreas - artes plásticas e cinema de animação - o Encontrarte apresentará um interessante leque de actividades complementares que serão transversais às actividades principais. Nestas iniciativas, onde há uma importante rede de colaborações e parcerias, destacam-se workshops, tertúlias e conversas, artes cénicas, música, representação e poesia.

Estando o evento já a viver uma fase decisiva em termos de produção, destaca-se a preparação dos espaços que vão acolher momentos artísticos e exposições. Neste âmbito, aposta-se em particular na recuperação dos níveis de segurança do edifício dos antigos Paços do Concelho, onde os compartimentos dos serviços públicos, como a Câmara, as Finanças, o Tribunal e as respectivas celas da cadeia, serão palco e cenário para a fruição de algumas obras. O Encontrarte parte, também nesta fase, para as operações de promoção do evento junto dos seus públicos.Nesse sentido, estão programadas, para as próximas semanas, acções de divulgação nas principais cidades do Baixo-Minho, no Grande Porto e na Galiza, locais de onde se esperam visitantes para a primeira edição do evento.


1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Ruela,
Este evento também vai servir para estreitar os laços com o povo da Galiza, que afinal culturalmente também se encontra tão próximo de nós.
Abraço.